quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recursos Minerais


 Os recursos minerais são concentrações de minério formadas na crosta terrestre cujas características fazem com que sua extracção seja ou possa chegar a ser técnica e economicamente rentável. Esses recursos dividem-se em: metálicos (ferro, cobre, estanho, ...) e os não-metálicos (quartzo, calcário, mármore, ...).

Esses recursos são extraídos da natureza através de rochas, para uso da actividade industrial. Os recursos minerais são utilizados para a produção de jóias, de chips, de automóveis e etc.

Como em todos os casos, a extracção destes recursos traz desvantagens como a liberação de poeira prejudicial ao homem, são destruídos ecossistemas para a construção de estradas para o seu transporte, quando os minerais são refinados, as substâncias liberadas poluem a atmosfera e as águas próximas, por vezes a paisagem é alterada, etc.


Reflexão:

Com a publicação deste post ficamos a saber o que são os recursos minerais e onde e como são extraídos.
Este sem duvida que para nos foi um dos mais asseríveis de fazer, talvez por a vasta e boa informação encontrada acerca deste tema J
Fonte:
Imagens:


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Recursos Hídricos Subeterrâneos



Os recursos hídricos são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos, aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos.

À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, actualmente verifica-se falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.






Reflexão:

A água é essencial à nossa sobrevivência e à de todos os seres vivos por isso devemos preserva-la pois é o nosso bem mais precioso e está a escassear. Se não tivermos em atenção o modo como a utilizamos podemos vir a ter graves problemas simplesmente devido à nossa irracionalidade na utilização da água.



Fonte:

Texto- http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_h%C3%ADdricos

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrologia

Imagem- http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.ojornal.net/horaemhora/images/stories/Recursos_hdricos.jpg&imgrefurl=http://www.ojornal.net/horaemhora/noticias/25515-plano-estadual-de-recursos-hidricos-passa-por-avaliacao-final&h=225&w=300&sz=45&tbnid=nv5NFNtrJf4sfM:&tbnh=87&tbnw=116&prev=/search%3Fq%3Drecursos%2Bhidrico%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=recursos+hidrico&hl=pt-PT&usg=__RoU2GpqAeOVV2HXW0bwdUqSiswM=&sa=X&ei=yELnTf-IOpKIhQfntbS6Cg&ved=0CFMQ9QEwCg






Causa da degradação dos solos

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as actividades humanas e para os resíduos produzidos.

Uma vez que, na natureza todos os processos são interdependentes, a degradação do solo está intimamente relacionada com problemas de outros recursos: recursos hídricos, biodiversidade e redução da qualidade de vida da população afectada.

A degradação do solo pode advir de vários fenómenos:

- erosão ou desertificação do solo

- utilização de tecnologias inadequadas;

- falta de práticas de conservação de água no solo (ver também o tema da Água);

- destruição da cobertura vegetal, nomeadamente para a expansão urbana.


                                    



Reflexão:

Através desta informação podemos ver que o solo é muito importante para a nossa vida e para os ecossistemas, porém nunca nos lembramos disso e acabamos por dar cabo deles. Agora que já todos nós vimos a sua importância há que termos mais cuidado e tentar mantê-lo limpo.





Fonte:


Imagem: