quarta-feira, 23 de março de 2011

Aquecimento Global

    O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

Consequências do aquecimento global:
-         Aumento do nível dos oceanos;
-         Crescimento e surgimento de desertos;
         -         Aumento de furacões, tufões e ciclones;

aquecimento global - derretimento de gelo
          Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências 
do aquecimento global.  


Reflexão:
Através deste texto podemos ver que o aquecimento global provoca algumas consequências, e que é provocado, de acordo com alguns autores, pelo Homem, o que é muito relativo, pois como bons alunos de Geologia que somos, sabemos que a Terra tem períodos Glaciares e interglaciários.


  Fonte texto:                             
 Fonte imagem:

2 comentários: