quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recursos Minerais


 Os recursos minerais são concentrações de minério formadas na crosta terrestre cujas características fazem com que sua extracção seja ou possa chegar a ser técnica e economicamente rentável. Esses recursos dividem-se em: metálicos (ferro, cobre, estanho, ...) e os não-metálicos (quartzo, calcário, mármore, ...).

Esses recursos são extraídos da natureza através de rochas, para uso da actividade industrial. Os recursos minerais são utilizados para a produção de jóias, de chips, de automóveis e etc.

Como em todos os casos, a extracção destes recursos traz desvantagens como a liberação de poeira prejudicial ao homem, são destruídos ecossistemas para a construção de estradas para o seu transporte, quando os minerais são refinados, as substâncias liberadas poluem a atmosfera e as águas próximas, por vezes a paisagem é alterada, etc.


Reflexão:

Com a publicação deste post ficamos a saber o que são os recursos minerais e onde e como são extraídos.
Este sem duvida que para nos foi um dos mais asseríveis de fazer, talvez por a vasta e boa informação encontrada acerca deste tema J
Fonte:
Imagens:


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Recursos Hídricos Subeterrâneos



Os recursos hídricos são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos, aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos.

À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, actualmente verifica-se falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.






Reflexão:

A água é essencial à nossa sobrevivência e à de todos os seres vivos por isso devemos preserva-la pois é o nosso bem mais precioso e está a escassear. Se não tivermos em atenção o modo como a utilizamos podemos vir a ter graves problemas simplesmente devido à nossa irracionalidade na utilização da água.



Fonte:

Texto- http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_h%C3%ADdricos

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrologia

Imagem- http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.ojornal.net/horaemhora/images/stories/Recursos_hdricos.jpg&imgrefurl=http://www.ojornal.net/horaemhora/noticias/25515-plano-estadual-de-recursos-hidricos-passa-por-avaliacao-final&h=225&w=300&sz=45&tbnid=nv5NFNtrJf4sfM:&tbnh=87&tbnw=116&prev=/search%3Fq%3Drecursos%2Bhidrico%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=recursos+hidrico&hl=pt-PT&usg=__RoU2GpqAeOVV2HXW0bwdUqSiswM=&sa=X&ei=yELnTf-IOpKIhQfntbS6Cg&ved=0CFMQ9QEwCg






Causa da degradação dos solos

O solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as actividades humanas e para os resíduos produzidos.

Uma vez que, na natureza todos os processos são interdependentes, a degradação do solo está intimamente relacionada com problemas de outros recursos: recursos hídricos, biodiversidade e redução da qualidade de vida da população afectada.

A degradação do solo pode advir de vários fenómenos:

- erosão ou desertificação do solo

- utilização de tecnologias inadequadas;

- falta de práticas de conservação de água no solo (ver também o tema da Água);

- destruição da cobertura vegetal, nomeadamente para a expansão urbana.


                                    



Reflexão:

Através desta informação podemos ver que o solo é muito importante para a nossa vida e para os ecossistemas, porém nunca nos lembramos disso e acabamos por dar cabo deles. Agora que já todos nós vimos a sua importância há que termos mais cuidado e tentar mantê-lo limpo.





Fonte:


Imagem:



terça-feira, 31 de maio de 2011

Exploração Mineira e o Ambiente


Exploração Mineira
É um termo que abrange os processos, actividades e indústrias cujo objectivo é a extracção de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais.
Antigamente a exploração seguia critérios económicos não tendo em conta os problemas
para com o ambiente e a saúde publica.
Principais impactos ambientais:
·         Contaminação química da água e do solo                
·         Oxidação de minerais sulfurados                          
·         Acidificação do meio
·         Aumento da dissolução dos elementos químicos tóxicos
·         Aumento da mobilidade (lixiviação)
·         Ácido sulfúrico e óxidos de ferro

Reflexão:
 Este post fala-nos da explotação mineira e quais os impactes ambientais causados.
Fonte:



quarta-feira, 23 de março de 2011

Aquecimento Global

    O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

Consequências do aquecimento global:
-         Aumento do nível dos oceanos;
-         Crescimento e surgimento de desertos;
         -         Aumento de furacões, tufões e ciclones;

aquecimento global - derretimento de gelo
          Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências 
do aquecimento global.  


Reflexão:
Através deste texto podemos ver que o aquecimento global provoca algumas consequências, e que é provocado, de acordo com alguns autores, pelo Homem, o que é muito relativo, pois como bons alunos de Geologia que somos, sabemos que a Terra tem períodos Glaciares e interglaciários.


  Fonte texto:                             
 Fonte imagem:

Desafio


O nosso grupo lança-te aqui um desafio…
Vai a: http://www.gesamb.pt/upload/gesamb/img/Pegada_Ecologica.pdf  e calcula a tua pegada ecológica e ficarás a saber o quanto contribuis para o aumento da pegada em Portugal…

Bom trabalho

P.S. onde diz no artigo 2002 substitui por 2010
Fonte:
Imagem:

domingo, 13 de março de 2011

Aula de Campo

No dia 11 de Fevereiro de 2011, as turmas de Geologia da escola secundaria/3 de Fafe, deslocaram-se ao pavilhão multiusos de Guimarães, afim de verem uma exposição de dinossauros que aí se encontrava. Durante após visita ficamos a saber de onde é que eles vieram, de que se alimentavam, como era o ambiente onde eles viviam, que características especiais eles possuíam, porque desapareceram… A nosso ver esta visita foi bastante produtiva pois assim desenvolvemos uma maior capacidade de observar aquilo que nos antecedeu…
Galeria de Fotos:


quinta-feira, 3 de março de 2011

Evoluçao do Homem

A evolução humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.
O termo "humano" no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos há cerca de 2,3 e 2,4 milhões de anos na África. Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominins vivo - há cerca de 5-7 milhões anos atrás. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás.
Progresso do Homem

Reflexão:
O homem passou por um longo processo de transformação. Os cientistas acreditam que os nossos primeiros antepassados surgiram aproximadamente em 3,5 milhões de anos.
Fonte:
Texto:
Imagem:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Glaciares

Glaciar é a massa de gelo que se mantêm mais ou menos permanentes ao longo do ano em determinadas regiões, de elevada latitude e altitude.
Glaciar
Fonte:

Carta topográfica

                                           Carta topográfica

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A fauna de Ediacara

Ediacara é o nome de uma região da Austrália onde ocorrem os mais antigos fósseis de metazoários, aqueles com células organizadas em tecidos e órgãos. Por isso, esta ocorrência fóssil está entre as mais importantes do mundo. Por tratar-se apenas de impressões nas rochas, pois estes animais não tinham partes duras tais como conchas ou placas mineralizadas, o estudo da sua morfologia é bastante difícil e, mesmo nos tempos atuais, os paleontólogos não conseguem determinar as afinidades biológicas de alguns destes fósseis. Para ilustrar esta dificuldade, há o caso de um pesquisador estudioso desta fauna que acredita que alguns destes fósseis foram produzidos por restos de líquenes! Estes fósseis são encontrados em rochas formadas em ambiente marinho, preservados sob arenitos relacionadas a eventos catastróficos como tempestades e precipitação de cinzas vulcânicas.
 Comentário: Como podemos ver a Ediacara é um local importante pois é aí que se pode encontrar os fosseis mais antigos de metazoários. No entanto é difícil encontra-los pois os seus vestígios encontram-se só e unicamente em impressões nas rochas.

Fig: Mar de Ediacara

Fig: Fossil de Ediacara

Fonte:
Imagens: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://eands.caltech.edu/articles/LXX1/Camb_Ediac_done.jpg&imgrefurl=http://eands.caltech.edu/articles/LXX1/justbreathe.html&usg=__j9_WUR9Bz3XhThDbNTSHee7on8k=&h=271&w=432&sz=36&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=q0IFr3NGMEbs7M:&tbnh=155&tbnw=218&ei=cAs4TdCOM8eHhQek1Z2YCg&prev=/images%3Fq%3Dfauna%2Bediacara%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1276%26bih%3D597%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=822&vpy=324&dur=152&hovh=178&hovw=284&tx=217&ty=169&oei=cAs4TdCOM8eHhQek1Z2YCg&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:0

domingo, 9 de janeiro de 2011

Curvas de nível / carta topográfica

Numa planta topográfica, uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. Um terreno é em geral manifestado por curvas. São associadas a valores de altitude em metros (m)
As curvas de nível indicam uma distância vertical acima, ou abaixo, de um plano de referência de nível. Começando no nível médio dos mares, que é a curva de nível zero, cada curva de nível tem um determinado valor. A distância vertical entre as curvas de nível é conhecida como equidistância, cujo valor é encontrado nas informações marginais da carta topográfica (é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas).

Carta topográfica

Curvas de Nível




Reflexão:
Com isto ficamos a saber que as curvas de nível, assim denominadas pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas, dão-nos a informação da altitude do terreno em estudo.