quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A ideia da deriva continental

A ideia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
Muito tempo antes de Wegener, outros cientistas notaram este facto. A ideia da deriva continental surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o trabalho do cartógrafo Abraham Ortelius. Na sua obra de 1596, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estivessem unidos no passado. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas actuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul; mesmo para os mapas relativamente imperfeitos da época, ficava evidente que havia um bom encaixe entre os continentes. A ideia evidentemente não passou de uma curiosidade que não produziu consequências(…)
A hipótese da deriva continental tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria da tectónica de placas. Este artigo trata do desenvolvimento da teoria da deriva continental antes de 1950.

Reflexão:
A ideia da deriva continental, já vem de há muito tempo, embora seja um caso muito actual. Essa hipótese causou muita polémica entre os grandes geólogos dessa época.
No entanto esta ideia teve de ser reformulada, pois não conseguia explicar a movimentação lateral das massas continentais, segundo Chamberlin “(…) se acreditarmos na hipótese de Wegener, devemos esquecer tudo o que se tem aprendido nos últimos 70 anos e começar tudo de novo outra vez”.
            Este facto também foi explicado pelos imobilistas que defendiam a existências dos mesmos fosseis em continentes diferentes devido á existência de pontes continentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário