quarta-feira, 23 de março de 2011

Aquecimento Global

    O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

Consequências do aquecimento global:
-         Aumento do nível dos oceanos;
-         Crescimento e surgimento de desertos;
         -         Aumento de furacões, tufões e ciclones;

aquecimento global - derretimento de gelo
          Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências 
do aquecimento global.  


Reflexão:
Através deste texto podemos ver que o aquecimento global provoca algumas consequências, e que é provocado, de acordo com alguns autores, pelo Homem, o que é muito relativo, pois como bons alunos de Geologia que somos, sabemos que a Terra tem períodos Glaciares e interglaciários.


  Fonte texto:                             
 Fonte imagem:

Desafio


O nosso grupo lança-te aqui um desafio…
Vai a: http://www.gesamb.pt/upload/gesamb/img/Pegada_Ecologica.pdf  e calcula a tua pegada ecológica e ficarás a saber o quanto contribuis para o aumento da pegada em Portugal…

Bom trabalho

P.S. onde diz no artigo 2002 substitui por 2010
Fonte:
Imagem:

domingo, 13 de março de 2011

Aula de Campo

No dia 11 de Fevereiro de 2011, as turmas de Geologia da escola secundaria/3 de Fafe, deslocaram-se ao pavilhão multiusos de Guimarães, afim de verem uma exposição de dinossauros que aí se encontrava. Durante após visita ficamos a saber de onde é que eles vieram, de que se alimentavam, como era o ambiente onde eles viviam, que características especiais eles possuíam, porque desapareceram… A nosso ver esta visita foi bastante produtiva pois assim desenvolvemos uma maior capacidade de observar aquilo que nos antecedeu…
Galeria de Fotos:


quinta-feira, 3 de março de 2011

Evoluçao do Homem

A evolução humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.
O termo "humano" no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos há cerca de 2,3 e 2,4 milhões de anos na África. Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominins vivo - há cerca de 5-7 milhões anos atrás. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás.
Progresso do Homem

Reflexão:
O homem passou por um longo processo de transformação. Os cientistas acreditam que os nossos primeiros antepassados surgiram aproximadamente em 3,5 milhões de anos.
Fonte:
Texto:
Imagem: