segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Condições óptimas de fossilização

Condições endógenas (inerentes ao ser vivo)  
  - partes duras (lenho, esqueletos, conchas,...)
  - partes mineralizadas
  - dimensão


Condições exógenas (relativas ao meio)
  - ambiente frio
  - ambiente seco
  - cobertura rápida de sedimentos finos


Fonte:
         Texto. caderno diário 12º ano de geologia

Tipos de fossilização

A fossilização é um processo muito lento e complexo!
De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em três grupos:
  • Moldagem - as partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas (impressões).
  • Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis.
  • Conservação - o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente nas rochas ou em outros materiais.

Fonte:
         Texto: http://fossil.uc.pt/pags/formac.dwt


Descontinuidade e continuidade Geologica

O termo “descontinuidade” é utilizado para designar toda a interrupção física da continuidade do maciço rochoso; inclui todo o tipo de fracturas, contactos geológicos, as diaclases, os planos de estratificação, de foliação e de xistosidade, as alternâncias litológicas, as clivagens, as falhas, etc.


Há também, quatro descontinuidades relativas a camadas de rochas distintas:



• Angular (unconformity): Inicialmente houve a deposição de um material o qual foi litificado ou não e sofreu abalos sísmicos mudando sua configuração inicial. Posteriormente, houve uma nova deposição a qual gerou rochas com mergulho diferente da rocha mais nova.




• Litológica (nonconformity): descontinuidade de uma camada de rocha sedimentar sobre uma rocha metamórfica ou ígnea.


• Erosiva (disconformity): durante o hiato ocorrem diversos processos erosivos, formando uma superfície de erosão. Posteriormente os sedimentos da rocha mais jovem vão ser depositados normalmente, com mesmo mergulho, isto é paralelas.


• Paralela (paraconformity): sucessão de sedimentos paralelos sem superfície erosiva, só pode ser identificado com a análise do conteúdo fossilífero.

Descontinuidade angular


Fonte:

Fósseis de idade

Em estratigrafia, um fóssil de idade ou fóssil característico é um grupo taxonómico, geralmente género ou espécie, utilizado para a definição de biozonas na datação relativa de formações geológicas. Nem todos os grupos de animais ou plantas que existiram ao longo do registo geológico apresentam características que permitam o seu uso como fóssil de idade. Para isso, o grupo tem que obedecer a um conjunto de pré-requisitos:
- curto período de duração;
- ampla distribuição geográfica;
- capacidade de reprodução;
- estruturas fossilizáveis.




Alguns exemplos de fósseis de idade





Trilobite- Câmbrico

Amonites – Mesozóico


Fonte:
          Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3ssil_de_idade 
           Imagem: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.ideofact.com/archives/trilobite.jpg&imgrefurl=http://www.ideofact.com/archives/2004_11.html&usg=__QrmXx17lvhyk6qtiZMLI7apWOm4=&h=480&w=640&sz=216&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=8lFFN8amo-TTJM:&tbnh=130&tbnw=175&prev=/images%3Fq%3Dtrilobite%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26biw%3D1003%26bih%3D567%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=124&vpy=110&dur=120&hovh=194&hovw=259&tx=128&ty=97&ei=7_fqTO2RFIqUOobqpYYK&oei=7_fqTO2RFIqUOobqpYYK&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0
 

Fósseis

Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram em tempos geológicos que não o nosso e que são contemporâneos das rochas, sedimentos, gelo, piche, âmbar, solos e/ou cavernas onde se encontram.

Fóssil de um tiranossauro rex

domingo, 14 de novembro de 2010

Princípio da identidade paleontológica

       O princípio da identidade paleontológica, admite que os grupos de fósseis aparecem numa ordem definida e que se pode reconhecer um período do tempo geológico pelas características dos fósseis. Estratos que apresentem fósseis idênticos são da mesma idade. Estes são fósseis de idade, correspondentes a seres vivos que viveram durante intervalos de tempo curtos e que tiveram uma grande área de dispersão.
Fig.- Princípio da identidade paleontológica
Fonte:




Pincípio da inclusão

     Princípio da inclusão, diz que toda a estrutura que intersecta outra é mais recente do que ela.
Fig.- Princípio da inclusão
 Fonte:

Princípio da continuidade lateral

    Qualquer estrato, independentemente da sua variação horizontal em termos litológicos, de espessura de facias, etc, tem sempre a mesma idade.


Fig.-Princípio da continuidade lateral
 Fonte:
  • Texto: Aula de Geologia do dia 12/11/10
  • Imagem:Mb8pU/S9xIJ_N0BTI/AAAAAAAAAcw/uGK71hbBu4c/s1600/principio+continuidahttp://2.bp.blogspot.com/_bX9Zs

Princípio da intersecção

    Qualquer estratro ou série ( de estratos) intersectado é mais antigo que a intersecção.


Fig. Principio da intersecção

Fonte:

Princípio da horizontalidade original

        Os estratos originais encontram-se na horizontal separados por superficies planas e paralelas entre si (juntas de estratificação- superficies que suportam os estratos).

Fig. Horizontalidade original
  Fonte:

Principio da subreposição

      Desde que não haja deformação qualquer estrato é recente que o muro (que aquele que se encontra por baixo) e mais antigo que o tecto ( que aquele que se encontra por cima).

Fonte:

Litostratigrafia

Litostratigrafia é uma subdivisão da estratigrafia, a ciência geológica associada ao estudo dos estratos ou camadas rochosas. Na litostratigrafia a camada geológica é definida pelas características do solo sedimentar.
Fig: Principio base da litostratigrafia



Fonte:
·                    Texo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Litoestratigrafia

Reflexão: Assim podemos dizer que a litostratigrafia não é nada mais nada menos que o estudo das camadas geológicas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Regra dos terços

Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Macrofotografia


As macrofotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual. Classicamente, o campo da macrofotografia está delimitado pela captura de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de dez vezes seu tamanho natural (entre 1:1 e 10:1 de ampliação), mas uma definição precisa está cada vez mais difícil, uma vez que as muitas câmaras digitais usam sensores diminutos. Por outro lado, muitas fotos são obtidas à distância, com o uso de teleobjectivas para captura da imagem, e nem por isso a foto capturada deixa de ser uma macrofotografia.

Panorâmica

Fotografia panorâmica refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha.
Uma imagem verdadeiramente panorâmica deve capturar um campo de vista comparável (ou maior do que) a do olho humano, que é de 160° por 75°, e deve fazer assim ao manter os detalhes precisos através do retrato inteiro.
 Assim podemos dizer que uma panorâmica corresponde a um conjunto de fotografias montadas umas nas outras a fim de formarem uma só.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dendrocronologia

O estudo da dendrocronologia é uma técnica baseada nos anéis anuais de crescimento das árvores, sendo utilizada tanto para fins de investigação como de datação. A largura do anel produzido anualmente por uma árvore varia quase todos os anos. Estes anéis anuais funcionam como o registo preciso da natureza - um calendário de madeira. A medição e investigação da espessura e densidade dos anéis fornecem informação preciosa sobre as condições existentes durante o tempo de vida da árvore. Para além disso, comparando os dados recolhidos nos anéis anuais de diferentes árvores é possível determinar o ano em que uma determinada árvore nasceu e morreu.

Fonte:http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/modulos/index.asp?accao=showmodulo&id_exp_modulo=284&id_exposicao=9